Descrição
Lacan redivivus retrata em sua essência aquele que renovou a experiência psicanalítica: o homem, seu caráter, seus laços de afeto e a maneira como construiu seu ensino a partir de sua ideia pessoal de mundo.
Sob a tessitura cuidadosa de Jaques-Alain Miller e Christiane Alberti, reúnem-se nesta obra documentos preciosos que têm por intuito recompor um retrato íntimo de Lacan. São testemunhos e registros inéditos que refletem uma figura bem mais complexa, autêntica e distante daquela que tentaram lhe imputar.
Através da narrativa do que ele foi para seus entes mais próximos ― o Lacan pai, o filho, o avô, o sogro, o amigo, o amante ―, para seus analisantes e para alguns que tiveram o prazer de tê-lo por perto, chegamos não a uma hagiografia que o metamorfoseia num santo de vitral e sim, antes, a uma coletânea que o desdiabo liza.
Entre fac-símiles de manuscritos, apresentações clínicas, correspondências e depoimentos contundentes e tocantes que abrem uma brecha para sua vida cotidiana e familiar, este livro nos faz descobrir um Lacan conhecido de poucos e que é aqui trazido de volta à vida, redivivus.
Sobre o Autor
JACQUES-ALAIN MILLER é psicanalista e dirige o Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII. Fundou a Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e foi seu primeiro delegado-geral.
Nomeado herdeiro moral pelo próprio Lacan, é reponsável pelo estabelecimento de texto de seus Seminários. É também diretor da coleção Campo Freudiano, na França e no Brasil.
CHRISTIANE ALBERTI é psicanalista, presidente da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e membro da Escola da Causa Freudiana. Professora do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII, é também coordenadora do Collège Clinique de Toulouse.