Descrição
Imagens da Branquitude: A Presença da Ausência, de Lilia Moritz Schwarcz, examina a construção e a influência da identidade branca no Brasil. A autora analisa como a branquitude é representada em diferentes esferas, como literatura e artes, e como essas representações ajudam a manter a hierarquia racial. Schwarcz investiga a “presença da ausência” da branquitude, ou seja, como a identidade branca se afirma ao se ausentar de debates sobre raça e desigualdade.
O livro oferece uma reflexão crítica sobre como a branquitude molda as percepções sociais e perpetua a marginalização de grupos não brancos, convidando o leitor a reconsiderar a dinâmica racial e o papel da identidade branca na construção das relações sociais e de poder no Brasil.
Sobre o Autor
Lilia Moritz Schwarcz é professora sênior do departamento de antropologia da USP e visiting professor na Universidade de Princeton (EUA). Entre outros livros, é autora de O espetáculo das raças (1993), As barbas do imperador (1998, prêmio Jabuti de Livro do Ano), Brasil: uma biografia (2015, com Heloisa Murgel Starling), Lima Barreto – Triste visionário (2017, prêmio APCA de Biografia) e O sequestro da Independência (2022, com Carlos Lima Junior e Lúcia Klück Stumpf).
Organizou também os volumes Dicionário da escravidão e liberdade (2018, com Flávio dos Santos Gomes), Dicionário da república (2019, com Heloisa Murgel Starling) e Enciclopédia negra (2021, com Flávio dos Santos Gomes e Jaime Lauriano, prêmio Jabuti de Ciências Humanas). Foi eleita imortal na Academia Brasileira de Letras em 2024.